;;

domingo, 8 de março de 2009

O Senhor peleja por seu povo


Comentário da lição 9

Por : Lêda Campos 27/02/2009


LIÇÕES BÍBLICAS – CPAD

Trimestre de 2009 – para jovens e adultos


Texto Áureo : “O Senhor pelejará por vós, e vos calareis” ( Êx 14.14).

Leitura Bíblica em classe : Js 10. 6-8, 12-14.



O Senhor peleja por seu povo


Introdução


Aprenderemos nessa lição, que o homem pode utilizar todos os seus recursos de guerra, mas é o Senhor que vence a batalha.

Vale ressaltar o que diz no livro de Provérbios c. 31 v.21 “O cavalo se prepara para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória”. Pra dar vitória ao seu povo Ele quebra o arco, corta a lança, queima os carros no fogo, faz milagres extraordinários que ninguém consegue explicar , esse é o Deus verdadeiro é nele que devemos depositar a nossa confiança. Se obedecermos a Ele, ninguém poderá nos subsistir, porque “Maior é o que está conosco, do que o que está no mundo” ( I João c.4 v. 4 ).

I - As vitórias de Israel


Embora , Josué tenha falhado fazendo um pacto com os gibeonitas, Deus ainda sim ajudou o seu povo a defende-los. Muitas vezes, falhas que nos afastam da perfeita vontade de Deus, são por Ele usadas como oportunidades para demonstrar sua fidelidade e amor por nós.

Foi o que Deus fez com o povo de Israel, através dessa aliança que Josué fez com os gibeonitas, o Senhor não os abandonou, pelo contrário, Ele mais uma vez provou que era com Israel quando aos olhos de todo o povo intervindo no universo de um modo espetacular, só para dar vitória ao seu povo, mostrar sua Grandeza, que Ele é General de guerra que nunca perdeu uma batalha, nunca perdeu, Glória a Deus. Ele sempre intervirá a favor de seu povo. “O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio” ( Salmos 46.v. 11 ).

Esta deve ser a nossa confiança, pois sabemos que o Senhor jamais permitirá que os nossos inimigos prevaleçam diante de nós, quando buscamos sua orientação e ficamos na dependência Dele, Ele estará na frente de toda batalha, pois a peleja é do Senhor, “Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará. Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos e confundiste os que nos aborreciam. ( Salmos 44.5-7)


II – Os milagres que Deus operou


Vemos aqui, A grande intervenção divina,Deus agindo pelo seu povo operando dois grandes milagres para dar vitória a Israel, “E sucedeu que, fugindo eles diante de Israel á descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras até Azeca, e morreram; e foram muito mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram á espada. Então, Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu lua, no vale de Aijalom. O sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isso não está escrito no Livro do Reto? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor, assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel”.( Josué c. 10 v. 11-14)

O prolongamento daquele dia, foi uma resposta excepcional a oração de Josué, não se sabe o método exato que Deus usou para prolongar a luz do dia. Seja qual tenha sido o método, o Deus que criou o mundo e os corpos celestes com suas respectivas funções, pode também suspender seus movimentos naturais visando os seus próprios propósitos. Embora a ciência queira explicar esse acontecimento Bíblico, dizendo que pode ter sido um eclipse, um cometa que passou perto da terra, diminuindo sua rotação e assim prolongando a claridade do dia, Sabemos que foi uma ação sobrenatural de Deus, Ele é poderoso para fazer o que lhe apraz. Ele não têm obrigação de explicar como fez ou deixou de fazer esse tão grande milagre, por tanto queira o homem acreditar ou não, Deus faz grandes milagres que a ciência não consegue explicar e nem compreender, “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível”.( Mateus c. 19 v. 26)


III – Novas conquista de Israel


Deus em nenhum momento abandonou o seu povo, esteve sempre a frente da batalha, o povo de Israel cada vez mais se fortalecia e suas conquistas eram notícias por toda a parte . E os reis daquela região ficavam preocupados com o que podia acontecer, e nova confederação foi feita entre aqueles reis contra Israel, “Sucedeu, depois disso, que, ouvindo-o Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e o rei de Sinrom, e o rei de Acsafe; e os reis que estavam ao nort, nas montanhas, nas campinas para o sul de Quinerete, nas planíceis e em Nafotedor, das bandas do mar; aos cananeus do oriente e do ocidente, aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos jebuseus nas montanhas e os heveus ao pé de Hermom, na terra de Mispa. Saíram, pois, estes e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidões como areia que está na praia do mar, muitíssimos cavalos e carros. Todos esses reis se ajuntaram, e vieram, e se acamparam junto as águas de Merom, para pelejarem contra Israel, ” ( Josué c. 11 v. 1-4)

Mais uma vez, Deus peleja pelo seu povo, a vitória foi total e completa, entregando assim os seus inimigos na suas mãos. Quando Deus luta ao nosso lado, somos invencíveis, não existe obstáculos que não podem ser vencidos, “Uns confiam em carros, e outros em cavalos, nós faremos menção do nome do Senhor.”( Salmos 20 v. 7). Se Deus batalha ao nosso lado, quem poderá nos afligir? “Mas em todas essas coisas somos mas do que vencedores, por aquele que nos amou”.(Romanos c. 8 v. 37)


Conclusão


Nesta lição, conscientizamo-nos de uma grande verdade: Quando depositamos nossa confiança no todo poderoso, o impossível acontece, basta tão somente confiar, como disse o apóstolo Paulo “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós” ( Romanos c. 8 v. 31). Devemos ter plena fé nas obras do Senhor em nossa vida, e que, ao lado de Deus, venceremos as nossas batalhas cotidianas. Amém 

Nenhum comentário: